Páginas

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Os amigos do coração!




Os amigos são mesmo o melhor do mundo! Para o bem e para o mal!
Eu conheço pessoas excelentes, dou-me com várias pessoas fantásticas, mas obviamente que amigos daqueles que nos acompanham na vida e para a vida, que nos respeitam e estão lá sempre, são os que moram no meu coração. Os que têm lá uma casa.

Com os meus amigos sou muito próxima emocionalmente. Reparem eles ou não, sempre que algo mexe com eles, mexe inevitavelmente comigo! Sou capaz de não dormir, de sofrer, de ficar ansiosa ou mesmo chorar! E confesso que não sei até, se por vezes mais por eles do que por mim.

É que aqui se coloca a questão de muitas vezes nos sentirmos de pés e mãos atadas no que toca a ajudar os que mais amamos: quando as coisas menos boas são connosco, parece ser mais fácil de viver, sabemos o que sentimos (na maior parte das vezes), o que estamos a viver e parece que assim, com esse conhecimento, damos mais facilmente “conta do recado”…
Com os outros tudo nos parece fugir de controlo… Como os amigos estão, o que pensam eles, o que lhes dói exactamente e como os podemos ajudar?! Quando as coisas não são cor-de-rosa e nada podemos fazer resta-nos dar o ombro, a mão e ficar simplesmente ali. E isto é, por vezes, efectivamente doloroso.


Mas hoje pensava se não será ainda mais perturbante quando sentimos que podemos ajudar! Tentar ajudar... Não conseguir e continuar a tentar. Podemos dar o exemplo, tentar puxá-los à realidade para não cometerem possíveis erros e não conseguirmos fazê-los vir à tona!... É desesperante. Será sempre duro ver alguém que gostamos verdadeiramente sofrer, mas é muito bom e confortável saber que podemos ajudar pois ainda é possível… Por isso: “Amiguinhos que ainda não perderam tudo, por favor orientem-se e sejam felizes sempre que é possível… Aprendamos uns com os outros por favor! E tudo irá correr bem”.


8 comentários:

  1. Sinto-me muitas vezes impotente por não ter conseguido evitar que algo de menos bom acontecsse com os meus amigso mais chegados.. Mas nunca me canso de tentar fazer alguma coisa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E nunca nos devemos cansar... Eu também sou assim. Não desisto nunca das pessoas que amo!

      Eliminar
  2. Dar o ombro ou a mão, não é ficar simplesmente ali. É estar ali nos momentos difíceis e dizer com o coração, quando a dor abafa todas as palavras.
    Os amigos, os verdadeiros amigos, vão "ouvir".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo... O "simplesmente ali" pode ter muito poder... Aliás não pode, tem!...

      Eliminar
  3. R: É de facto está na hora de parar de ouvir o pouco que ouvia do meu coração. A minha cabeça saberá o que de facto é melhor para mim :)

    Os amigos são de facto a melhor coisa do mundo, mas a amizade é um desafio constante de vida e nem sempre é facil...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A respostas chegam sempre... Mesmo quando parecem nunca mais chegar, chegam...
      Os amigos podem ser uma grande ajuda, um grande apoio! E a amizade tem de ser regada.. É apenas mais um tipo relação de amor...
      Beijinho Inês.

      Eliminar
  4. Penso que é na amizade que encontramos os laços afectivos que nos unem a um alguém que podemos chamar de irmão, mesmo que não seja de sangue.
    Gostei mesmo muito do que li.

    Um Beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade... São irmãos verdadeiros! E é tão bom tê-los na nossa vida...
      Um beijinho.

      Eliminar